Pular para o conteúdo principal

Celular vai começar a funcionar como cartão de débito

Barcelona — Este será o ano da Near Field Communication (NFC), a tecnologia de comunicação sem fio entre máquinas próximas umas das outras. Pelo menos é o que dizem executivos da Orange, da operadora coreana KT e da RIM presentes num concorrido seminário sobre o tema realizado nesta quinta-feira, 17, no Mobile World Congress, em Barcelona. A principal aplicação para a NFC é transformar o celular em meio de pagamento, substituindo os cartões de crédito e débito. Para justificar a empolgação, os fabricantes citam estes quatro fatos, que contribuem para o avanço do NFC:
  • Nos Estados Unidos, AT&T, T-Mobile e Verizon criaram, no ano passado, a joint-venture Isis para construir uma rede comum de NFC.
  • Na Ásia, no mês passado, KT, China Mobile e NTT DoCoMo se aliaram para estabelecer padrões de roaming de serviços de NFC.
  • Em poucos meses após seu lançamento, em 2010, o serviço de m-wallet (carteira eletrônica) via NFC da KT alcançou 150 mil usuários.
  • Diversos fabricantes lançarão smartphones com NFC neste ano e há rumores de que o iPhone 5 será um deles.
As estimativas são de que em 2015 haverá 457 milhões de telefones com NFC no mundo, que irão realizar cerca de 3,5 bilhões de transações. "O NFC será tão comum em smartphones quanto Wi-Fi, Bluetooth ou GPS", afirmou o vice-presidente de gerenciamento de produtos de software da RIM, Andrew Bocking. "O NFC não é mais um desses serviços para geeks, que precisam ser explicados para os outros usuários. Ele é realmente simples de entender", argumenta a vice-presidente de serviços móveis da Orange, Anne Bouverot. 
Apesar do entusiasmo dos especialistas, ainda há problemas a ser resolvidos. O modelo de negócios entre operadoras de telecomunicações e instituições financeiras ainda não está claro. Anne, da Orange, aponta dois caminhos que podem coexistir, dependendo do mercado e de suas leis. O primeiro é os pagamentos feitos via NFC serem descontados na conta telefônica. O segundo é as teles proverem uma rede segura para serviços de pagamento via NFC cobrados nas contas bancárias dos correntistas. Em qualquer um dos casos, a executiva propõe que o controle de identificação do usuário fique dentro do cartão SIM e não no hardware do telefone ou em algum aplicativo nele instalado. Isso daria poder às operadoras, já que elas têm acesso remoto aos cartões SIM de seus assinantes. 
Outro obstáculo é o custo de implementação de leitores de NFC. Quem pagará essa conta? Na Coréia do Sul, os próprios lojistas fizeram o investimento para poder participar do serviço de m-wallet da KT, relata a vice-presidente de estratégia da operadora, Hyunmi Yang. Para Anne, da Orange, o melhor caminho é iniciar a oferta em serviços onde já existam leitores de NFC, como meios de transporte público. 
O NFC pode ser usado não apenas para pagamentos, mas também para diversos outros fins, como controle de entrada de pessoas. Foi apresentado o exemplo de um hotel em Estocolmo, na Suécia, em que o telefone do hóspede se torna a chave para o seu quarto, via NFC. Transferência de conteúdo peer-to-peer, como cartões pessoais, é outra ideia levantada. E essa conexão sem fio também pode servir para acesso a informações contidas em cartões NFC embutidos em objetos como posters de cinema ou anúncios nas prateleiras de supermercados.
Fonte:EXAME

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amazon Prime Video Em Setembro De 2021: Cinderela, Goliath E Mais

  A  Amazon Prime Video  começou a confirmar as novidades que chegarão no catálogo em  Setembro de 2021 . Click na imagem abaixo e descubra a Plataforma do Prime Vídeo           Como vem ocorrendo nos últimos meses, o serviço vem apostando grandemente nas produções originais, para incrementar seu catálogo. Um dos principais destaques da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021  é o filme protagonizado por Camilla Cabelo, Cinderela.  Outro título que se destaca entre os lançamentos do mês é filme brasileiro A menina que matou os pais. O filme terá duas versões, contando a história de Suzane e outra de Daniel. Por fim, o serviço lança no próximo mês, o filme The Voyers. De acordo com a sinopse, o filme quente segue os moldes de Cinquenta Tons de cinza e 365 Dni da Netflix. Ou seja, cenas explícitas não faltarão.  Confira os Lançamentos da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021 A lista a seguir contém os títulos já confi...

10 FRASES QUE NUNCA DEVEM SER DITAS NO TRABALHO

Já que estamos no final do fim de semana que tal refletir sobre sua postura e forma como se comporta verbalmente no seu ambiente de trabalho? Leia o texto a baixo e faça sua reflexão. Abraços, Paulo Cesar. A escritora Darlene Price, autora do livro Well Said! Presentations e Conversations That Get Results  (Apresentações e conversas que dão resultado) selecionou para o site da revista Forbes algumas das frases que nunca devem ser ditas no ambiente de trabalho. Selecionamos aqui dez exemplos. Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu vocabulário durante o expediente. TUDO QUE DISSER PODERÁ SER USADO CONTRA VOCÊ (FOTO: SHUTTERSTOCK) "Não é justo"  - em vez de dizer que você está sendo injustiçado porque só o seu colega ganhou aumento ou porque só você precisou trabalhar no feriado, tente juntar dados e informações que apresentem bem o seu trabalho e façam com que ele seja reconhecido. "Não é problema meu", "Não sou pago para isso"  ...

Yahoo! supera Google nos EUA pela primeira vez desde 2008

A consultoria comScore  liberou nesta quarta-feira, 21, números interessantes sobre o tráfego de internet nos Estados Unidos. Pela primeira vez, desde abril 2008, o Google perdeu o posto de site mais acessado.  A pesquisa mensal mostra que quem tomou a posição foi o Yahoo!, que sempre flutuou entre o segundo e terceiro lugar, mas nunca havia assumido o topo. Segundo os números liberados pela comScore, os sites do Yahoo! tiveram 196,6 milhões de visitantes únicos no mês de julho, contra 192,3 milhões das páginas do Google. O resultado acontece apenas dois meses após a compra do Tumblr. Contudo, o fato não deve ter a ver com o resultado inédito, já que a consultoria considera o serviço de blogs recém-adquirido pelo Yahoo! como uma entidade própria, que ficou no 38º lugar do ranking, com 38,4 milhões de visitantes únicos.