Pular para o conteúdo principal

Para pesquisa, marcas deveriam deixar Facebook e Twitter de lado

Segundo pesquisa da Forrester, as duas redes sociais contam com um alcance e um engajamento anêmico.

Cada vez mais pessoas estão utilizando algum tipo de rede social, em especial o Facebook e o Twitter. Como consequência, muitas empresas investem em relacionamento através dessas plataformas, em uma tentativa de criar uma via de comunicação em mão dupla com os seus clientes, além de essa ser uma forma de aumentar a presença da organização na Internet.


No entanto, essa linha de trabalho não é unanimidade. Nesta semana, um estudo feito pela Forrester Research, intitulado “Social Relationship Strategies That Work”, está afirmando que investir no Facebook e no Twitter não oferece os resultados que prometem. Dessa maneira, caso a sua empresa esteja atuando em uma dessas duas plataformas (ou em ambas), a companhia afirma que você está desperdiçando esforços e uma quantia significativa de dinheiro.

Segundo Nate Elliot, vice-presidente da Forrester Research, o problema é simples: as duas redes sociais contam com um alcance e um engajamento anêmico. No Facebook, as postagens de uma página conseguem atingir apenas 2% de seus fãs, sendo que a companhia de Mark Zuckerberg ainda ocupa boa parte da sua linha do tempo com postagens promocionais ou impulsionadas. O alcance orgânico do Twitter possui o mesmo defeito.

Quando os números dizem respeito ao engajamento de fato, quando os usuários interagem e disseminam o conteúdo da sua página ou perfil, a situação é ainda mais decepcionante. Para o Facebook, essa taxa fica em 0,7% e para o Twitter em 0,3%.

O estudo aponta que uma das soluções para continuar com uma forte presença na Internet, mas desviando dos problemas de se investir em redes sociais falhas, é apostar em recursos sociais dentro dos próprios sites da empresa. Você pode criar uma área para discussão, como um fórum, e manter as pessoas dentro da página da sua companhia, discutindo sobre os seus produtos e consumindo uma série de informações criadas pela sua equipe.

Um exemplo dado é o da Sony PlayStation e seu microsite GreatnessAwaits. A página chegou a contar com 4,5 milhões de visitas mensais, ajudando a traçar o melhor plano para um lançamento de sucesso do PlayStation 4 – aparelho que, na época, foi melhor recebido do que o seu principal concorrente, o Xbox One.

Caso você não queira investir em trabalhos dessa maneira, há redes sociais alternativas que proporcionam um engajamento de marca mais sólido, como é o caso do Instagram e o Pinterest. A rede social para postagem de fotos conta com um nível de engajamento 58 vezes maior do que o Facebook e 120 vezes maior do que o Twitter.

Com informações de Canaltech

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amazon Prime Video Em Setembro De 2021: Cinderela, Goliath E Mais

  A  Amazon Prime Video  começou a confirmar as novidades que chegarão no catálogo em  Setembro de 2021 . Click na imagem abaixo e descubra a Plataforma do Prime Vídeo           Como vem ocorrendo nos últimos meses, o serviço vem apostando grandemente nas produções originais, para incrementar seu catálogo. Um dos principais destaques da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021  é o filme protagonizado por Camilla Cabelo, Cinderela.  Outro título que se destaca entre os lançamentos do mês é filme brasileiro A menina que matou os pais. O filme terá duas versões, contando a história de Suzane e outra de Daniel. Por fim, o serviço lança no próximo mês, o filme The Voyers. De acordo com a sinopse, o filme quente segue os moldes de Cinquenta Tons de cinza e 365 Dni da Netflix. Ou seja, cenas explícitas não faltarão.  Confira os Lançamentos da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021 A lista a seguir contém os títulos já confi...

Ele vale mais que Zuckerberg?

Seu rosto não é tão conhecido no Ocidente quanto o de Mark Zuckerberg, do Facebook. Mas o chinês Jack Ma, 49 anos, fará o que deve ser a maior abertura de capital de 2014, podendo, inclusive, superar a captação da rede social de Zuckerberg, segundo vários analistas. Ma é fundador do Alibaba, site de comércio eletrônico chinês chamado de a Amazon da China, que decidiu fazer o seu IPO nos Estados Unidos. Estimativas conservadoras indicam que o gigante chinês pode levantar mais de US$ 15 bilhões. Seu valor de mercado pode alcançar US$ 200 bilhões, fazendo a companhia se transformar na segunda mais valiosa da internet, atrás apenas do Google – e à frente do Facebook. Estou chegando:  "Vamos nos tornar uma empresa com importância global", diz Ma “Vamos nos tornar uma empresa com importância global e com maior transparência”, disse Ma, que é o chairman da empresa. Por que o Alibaba conta com números tão superlativos? A resposta é simples. O site de comércio eletrônico...

Escola de SP inaugura sala no formato Google

Espalhados sobre almofadas, bancos coloridos e até cubos mágicos gigantes, os alunos têm olhos atentos às telas - de uma televisão e dos próprios tablets. Na roda de conversa, mal dá para ver quem é o professor. Parece recreio, mas é hora de estudo: esta é a primeira sala de aula no formato  Google   do mundo, recém-inaugurada em um colégio particular de São Paulo. A nova sala foi aberta há um mês no Colégio Mater Dei, no Jardim Paulista, zona oeste da capital. O projeto é uma parceria da escola com o setor de  educação  do Google, que faz amanhã o lançamento mundial do programa baseado na experiência, que ganhou o nome de Google Learning Space. Outros colégios poderão buscar a empresa para reproduzir o modelo, parecido com seus escritórios ao redor do mundo - com ambientes de trabalho descontraídos para estimular a produtividade. A ideia, que surgiu dentro do Mater Dei, era criar um ambiente diferente para o ensino. Mais importante que o uso de tecnol...