Pular para o conteúdo principal

Calça mais velha do mundo tem 3200 anos – e continua atual

Tudo muda tão rápido no universo da moda, que até os mais iniciados podem achar difícil acompanhar as novidades. Calças, por exemplo, todo mundo tem pelo menos uma no armário. Mas quando surgiu essa peça de roupa que veste separadamente cada uma das pernas e que vai da cintura até os pés? E quem a inventou?


Calça mais antiga do mundo tem 3200 anos
À moda antiga: achado confirma hipótese de que o desenvolvimento da calça
foi associado com o aparecimento de equitação
Segundo uma equipe de pesquisadores do Instituto de Arqueologia Alemão, nossas boas e velhas calças remontam ao terceiro milênio antes de cristo. É dessa época o par de calças mais antigos do mundo, que foi descoberto nesta semana pelos arqueólogos.
A peça, datada em 3200 anos, foi encontrada no oásis de Turfán, na China, onde estão túmulos antigos, uma região desértica conhecida por favorecer a conservação das múmias.
Feita de lã, a calça consiste em três partes: duas peças de perna e uma parte da virilha, que foram feitas separadamente em um tear.
O interessante é que as peças foram costuradas com uma grande largura na virilha, o que facilita o movimento e abertura das pernas.
Ao lado delas, havia armas e freios típicos de guerreiros equestres. Ou seja, elas foram feitas no mesmo período em os primeiros guerreiros a cavalo surgiram nas estepes da Eurásia.
Os estudos confirmam a hipótese de que o desenvolvimento da calça cortada como a conhecemos hoje foi intimamente associado com o aparecimento da equitação.
Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amazon Prime Video Em Setembro De 2021: Cinderela, Goliath E Mais

  A  Amazon Prime Video  começou a confirmar as novidades que chegarão no catálogo em  Setembro de 2021 . Click na imagem abaixo e descubra a Plataforma do Prime Vídeo           Como vem ocorrendo nos últimos meses, o serviço vem apostando grandemente nas produções originais, para incrementar seu catálogo. Um dos principais destaques da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021  é o filme protagonizado por Camilla Cabelo, Cinderela.  Outro título que se destaca entre os lançamentos do mês é filme brasileiro A menina que matou os pais. O filme terá duas versões, contando a história de Suzane e outra de Daniel. Por fim, o serviço lança no próximo mês, o filme The Voyers. De acordo com a sinopse, o filme quente segue os moldes de Cinquenta Tons de cinza e 365 Dni da Netflix. Ou seja, cenas explícitas não faltarão.  Confira os Lançamentos da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021 A lista a seguir contém os títulos já confi...

Ele vale mais que Zuckerberg?

Seu rosto não é tão conhecido no Ocidente quanto o de Mark Zuckerberg, do Facebook. Mas o chinês Jack Ma, 49 anos, fará o que deve ser a maior abertura de capital de 2014, podendo, inclusive, superar a captação da rede social de Zuckerberg, segundo vários analistas. Ma é fundador do Alibaba, site de comércio eletrônico chinês chamado de a Amazon da China, que decidiu fazer o seu IPO nos Estados Unidos. Estimativas conservadoras indicam que o gigante chinês pode levantar mais de US$ 15 bilhões. Seu valor de mercado pode alcançar US$ 200 bilhões, fazendo a companhia se transformar na segunda mais valiosa da internet, atrás apenas do Google – e à frente do Facebook. Estou chegando:  "Vamos nos tornar uma empresa com importância global", diz Ma “Vamos nos tornar uma empresa com importância global e com maior transparência”, disse Ma, que é o chairman da empresa. Por que o Alibaba conta com números tão superlativos? A resposta é simples. O site de comércio eletrônico...

Escola de SP inaugura sala no formato Google

Espalhados sobre almofadas, bancos coloridos e até cubos mágicos gigantes, os alunos têm olhos atentos às telas - de uma televisão e dos próprios tablets. Na roda de conversa, mal dá para ver quem é o professor. Parece recreio, mas é hora de estudo: esta é a primeira sala de aula no formato  Google   do mundo, recém-inaugurada em um colégio particular de São Paulo. A nova sala foi aberta há um mês no Colégio Mater Dei, no Jardim Paulista, zona oeste da capital. O projeto é uma parceria da escola com o setor de  educação  do Google, que faz amanhã o lançamento mundial do programa baseado na experiência, que ganhou o nome de Google Learning Space. Outros colégios poderão buscar a empresa para reproduzir o modelo, parecido com seus escritórios ao redor do mundo - com ambientes de trabalho descontraídos para estimular a produtividade. A ideia, que surgiu dentro do Mater Dei, era criar um ambiente diferente para o ensino. Mais importante que o uso de tecnol...