Pular para o conteúdo principal

Abilio Diniz compra ações do Carrefour

Abilio Diniz quer adquirir 6% das ações do Carrefour , dizem fontes
Abilio Diniz quer adquirir 6% das ações do Carrefour ,
 dizem fontes 
(Edu Lopes)
O empresário Abilio Diniz, ex-dono do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e atual presidente do conselho de administração da empresa de alimentos BRF, já começa a preparar terreno para voltar ao varejo. Fontes afirmaram ao jornal O Estado de São Paulo que o empresário teria desembolsado aproximadamente 1 bilhão de reais para a compra de quase 3% das ações do Carrefour.


Diniz também teria contratado a assessoria do executivo Caio Mattar, que foi um dos seus braços direitos no GPA, para a venda de suas lojas alugadas ao Pão de Açúcar. Com a venda dessas lojas, cerca de 60 unidades, o empresário levantaria aproximadamente 2,5 bilhões de reais, o que daria mais liquidez para obter perto de 6% das ações na rede de varejo francesa.
De acordo com as fontes, Abilio quer adquirir a mesma fatia da família francesa Moulin, proprietária da loja de luxo Galeries Lafayette, no Carrefour. Em abril, a família Moulin informou ao mercado a aquisição de 6,1% no Carrefour S/A, por meio da Motier Holding, tornando-se o terceiro maior acionista do grupo, atrás do grupo de private equity Colony Capital LLC e da holding do empresário francês Bernard Arnault. Para adquirir uma participação parecida, Abilio Diniz teria de levantar quase 4 bilhões de reais, estima o mercado. 
Na prateleira - O GPA tem o direito de preferência para a compra dos imóveis que Abilio ainda detém do Pão de Açúcar, que já teriam sido oferecidos ao Kinea (fundo de investimento do Itaú), à BR Properties e a fundos de pensão. Procurados, a assessoria de Abilio Diniz, o executivo Caio Mattar, Kinea, BR Properties e o Carrefour não quiseram comentar o assunto.
Na semana passada, o empresário levantou quase 820 milhões de reais com a venda de 7,9 milhões de ações preferenciais que detinha no GPA. Outros membros da família Diniz continuarão a ser acionistas do GPA, mas não deram direito de “lock-up(comprometimento de não venda das ações). A assessoria de imprensa da Península, empresa responsável pelos investimentos dos Diniz, disse que essa venda fez parte de um processo de "diversificação do portfólio" da família, e que esses recursos seriam destinados a reforçar a estratégia de investimentos em novos negócios, sem fornecer mais detalhes.
Direitos especiais - Há meses Abilio Diniz tem sido cortejado pelo presidente da rede varejista francesa Carrefour, Georges Plassat, para assumir a direção da companhia no Brasil. No fim do ano passado, Plassat jantou com Pércio de Souza, dono da butique de investimento Estáter, que assessorou Diniz na operação com o Casino e em outros negócios. À época, o empresário não se interessou pela proposta, uma vez que já havia negociado sua entrada na BRF, na qual injetou 1 bilhão de reais. Procurada, a Estáter também não comentou o assunto.
No entanto, Abilio Diniz voltou a falar com Plassat nas últimas semanas e, ao comprar uma participação na rede francesa, estaria negociando em troca direitos especiais de gestão da rede varejista no Brasil. "Ele faria parte do conselho do Carrefour lá fora, seria presidente do conselho no país e teria direito a indicar o presidente (o nome de Antonio Ramatis, ex-presidente da Via Varejo, foi especulado pelo mercado)", disse uma fonte. Plassat busca um gestor forte para mudar a gestão do Carrefour no País e preparar a empresa para ir à bolsa em 2015.
(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUATRO DICAS PARA AVALIAR E MELHORAR SEU DESEMPENHO

Críticas são essenciais para o desenvolvimento e crescimento pessoal. No entanto, a sua forma de se criticar pode atrapalhar esse processo. Quando muito duras, as autocríticas tendem a aumentar a procrastinação e diminuir o progresso pessoal, já que servem como forma de desmotivação para o indivíduo . De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, Berkeley , dos EUA, a melhor forma de incentivo pessoal é se criticar construtivamente, trocando o martírio interno por franqueza. A pesquisa também traz as quatro dicas de como tornar suas críticas mais construtivas. São elas: 1 - Critique comportamentos específicos e tangíveis Criticar e generalizar aspectos sobre si mesmo desmotiva e atrasa seu desempenho. É mais saudável pensar em estratégias para melhorar. Como por exemplo, ao invés de se definir como uma pessoa que não é inteligente, repense seus maus hábitos e o que pode fazer para se sair melhor nas próximas vezes. 2 – Não apenas critique as c...

Oito dicas para encontrar emprego pela internet

Mandar e-mails com currículo para recrutadores e rezar para que eles os acessem está ultrapassado. O novo modelo de contratação veio para ficar. Confira as dicas dos especialistas para conquistar um emprego por meio das redes sociais 1 - Invista em visibilidade digital Crie perfis no LinkedIn, Twitter, Facebook, Google e em outras redes sociais. Relacione todos os seus perfis (por meio de "links"), de modo que a busca pelo seu nome seja fácil. 2 - Informe que você está procurando emprego Use palavras-chaves como emprego, oportunidade, seleção, vaga, etc. e outras relacionadas à sua área para aumentar as chances que um recrutador seja direcionado para os seus perfis. 3 - Venda um "bom produto" Saiba quais são seus pontos fortes e que tipo de empresa você gostaria de trabalhar, e só então crie um perfil sólido para que as empresas vejam que você é o candidato certo. 4 - Organize e promova sua presença online Gerencie sua reputação na internet. Use as configur...
San Francisco - A firma de investimentos General Atlantic está investindo no Facebook, o que eleva o valor estimado da rede social para 65 bilhões de dólares. Isso represente uma alta de 30 por cento desde a última captação de recursos pela empresa em janeiro, de acordo com uma notícia do CNBC. A General Atlantic está comprando cerca de 2,5 milhões de ações de antigos funcionários do Facebook, o que dá à empresa uma fatia de 0,1 por cento da companhia, segundo a CNBC. O acordo ainda não foi concluído e requer aprovação do Facebook, segundo a reportagem. A General Atlantic se recusou a comentar o assunto. O Facebook não comentou o assunto imediatamente. Em janeiro, o Facebook afirmou ter levantado 1,5 bilhão de dólares de investidores, incluindo o Goldman Sachs e a Digital Sky Technologies. A operação atribuiu um valor de mercado de 50 bilhões de dólares ao Facebook. Fonre: Exame