Pular para o conteúdo principal

7 dicas para a taxa do seu e-commerce crescer. Por Gerson Ribeiro

Gerson Ribeiro é Sócio-Diretor da VITRIO, 
empresa de inteligência com solução full-service para o ecommerce

Semanalmente fazemos reuniões com diversos varejos para discutir dois assuntos principais: rentabilidade de suas operações de e-Commerce e Taxa de Conversão (vendas / visitas ao site). Apesar da rentabilidade puxar outros assuntos, como logística, tributos, CMV, etc, um dos grandes fatores que jogam a rentabilidade de um e-Commerce para baixo é a baixíssima taxa de conversão que temos no Brasil (segundo pesquisa da Experian Hitwise a taxa de conversão média no Brasil é de 1,65%).

Para exemplificar, faça uma simulação em seu DRE dobrando a taxa de conversão do seu e-Commerce. Sem dúvidas a sua rentabilidade vai melhorar muito, não?

Mas, dobrar minha taxa de conversão? Como podemos fazer isso? Na grande maioria dos casos, os problemas encontrados são os mesmos: baixo investimento em métricas e inteligência (muitas vezes, nenhum investimento), compra de mídia com pouco foco em resultados (sim, mesmo para o e-commerce) e falta de conhecimento em digital por parte da equipe e dos parceiros (estamos falando de uma área ainda muito nova e bastante diferente do varejo tradicional).

Ok. Não quero listar os problemas, mas sim as soluções. Então vamos para as 7 dicas para aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce:

1 – A mais importante e que serve para qualquer empresa que tenha uma estratégia digital: Invista em Métricas. No digital, tudo pode e deve ser mensurado. Entenda o que 100% dos usuários fizeram em seu site, por que não converteram e otimize todos os pontos de perdas no processo de compra. O funil de conversão é o coração da sua loja!

2. Faça um estudo de UX. Entenda todas as dificuldades encontradas na navegação de sua loja e otimize cada ponto. O resultado será surpreendente.

3 – Otimize suas Landing Pages. Estudos de Eye-Tracking, Testes A/B e Testes Multivariáveis ajudarão a aumentar muito o índice de usuários que chegam em seu site e clicam no botão comprar. Os testes também podem e devem ser feitos no check-out de sua loja.

4 – Defina seus investimentos e otimize suas campanhas com base no ROI. O primeiro passo aqui, é definir qual o ROI ideal para sua operação. A grande maioria dos varejos analisam o ROI médio do site, aonde na verdade o que deve ser trabalhado é um ROI por categoria. Com o ROI correto em mãos, otimize cada formato de banner, linha criativa, veículos, palavras de campanhas de Links Patrocinados, etc que estiverem abaixo do ROI ideal para cada categoria.

5 – Faça uma estratégia de CRM com seus clientes. Parece básico, não? Mas quantos e-mails marketings que fazem sentido você recebe por dia? Quantas empresas trabalham a recompra de forma correta? Concordam que estratégias como estas certamente possuem uma taxa de conversão mais alta do que a bola de canhão que se atira na compra de mídia? E muito mais rentável!

6 – Tenha um site amigável para todos os dispositivos. Já temos 15% de acessos mobile na média em sites no Brasil. Este ano devemos chegar em 30%. Em 2015, certamente chegaremos em 50%. Deixar este volume de usuários de lado certamente levará sua taxa de conversão e rentabilidade lá para baixo.

7 – Escolha parceiros e não fornecedores. Para uma operação de e-Commerce, todos os parceiros devem atuar por Success Fee e com SLAs muito bem definidos. Modelos comerciais com fee fixo, % sob valor investido e outros modelos de remuneração do mundo da publicidade não fazem sentido nenhum para um e-Commerce.

O mercado de e-Commerce brasileiro cresce a cada dia, mas ainda representamos apenas 2% do varejo nacional. Pequenos cuidados como os listados acima aumentarão a conversão do site, a rentabilidade de sua operação e a satisfação dos usuários, o que levará o e-Commerce no Brasil para outro patamar. Boas vendas e até a próxima!

Fonte:Proxxima





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amazon Prime Video Em Setembro De 2021: Cinderela, Goliath E Mais

  A  Amazon Prime Video  começou a confirmar as novidades que chegarão no catálogo em  Setembro de 2021 . Click na imagem abaixo e descubra a Plataforma do Prime Vídeo           Como vem ocorrendo nos últimos meses, o serviço vem apostando grandemente nas produções originais, para incrementar seu catálogo. Um dos principais destaques da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021  é o filme protagonizado por Camilla Cabelo, Cinderela.  Outro título que se destaca entre os lançamentos do mês é filme brasileiro A menina que matou os pais. O filme terá duas versões, contando a história de Suzane e outra de Daniel. Por fim, o serviço lança no próximo mês, o filme The Voyers. De acordo com a sinopse, o filme quente segue os moldes de Cinquenta Tons de cinza e 365 Dni da Netflix. Ou seja, cenas explícitas não faltarão.  Confira os Lançamentos da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021 A lista a seguir contém os títulos já confi...

10 FRASES QUE NUNCA DEVEM SER DITAS NO TRABALHO

Já que estamos no final do fim de semana que tal refletir sobre sua postura e forma como se comporta verbalmente no seu ambiente de trabalho? Leia o texto a baixo e faça sua reflexão. Abraços, Paulo Cesar. A escritora Darlene Price, autora do livro Well Said! Presentations e Conversations That Get Results  (Apresentações e conversas que dão resultado) selecionou para o site da revista Forbes algumas das frases que nunca devem ser ditas no ambiente de trabalho. Selecionamos aqui dez exemplos. Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu vocabulário durante o expediente. TUDO QUE DISSER PODERÁ SER USADO CONTRA VOCÊ (FOTO: SHUTTERSTOCK) "Não é justo"  - em vez de dizer que você está sendo injustiçado porque só o seu colega ganhou aumento ou porque só você precisou trabalhar no feriado, tente juntar dados e informações que apresentem bem o seu trabalho e façam com que ele seja reconhecido. "Não é problema meu", "Não sou pago para isso"  ...

Yahoo! supera Google nos EUA pela primeira vez desde 2008

A consultoria comScore  liberou nesta quarta-feira, 21, números interessantes sobre o tráfego de internet nos Estados Unidos. Pela primeira vez, desde abril 2008, o Google perdeu o posto de site mais acessado.  A pesquisa mensal mostra que quem tomou a posição foi o Yahoo!, que sempre flutuou entre o segundo e terceiro lugar, mas nunca havia assumido o topo. Segundo os números liberados pela comScore, os sites do Yahoo! tiveram 196,6 milhões de visitantes únicos no mês de julho, contra 192,3 milhões das páginas do Google. O resultado acontece apenas dois meses após a compra do Tumblr. Contudo, o fato não deve ter a ver com o resultado inédito, já que a consultoria considera o serviço de blogs recém-adquirido pelo Yahoo! como uma entidade própria, que ficou no 38º lugar do ranking, com 38,4 milhões de visitantes únicos.