Pular para o conteúdo principal

Como buscar vagas de trabalho nas redes sociais

As redes sociais são ótimas para nos distrair, interagir com amigos e compartilhar conteúdo interessante. Mas já pensou em utilizá-las para encontrar aquela vaga de emprego que você tanto tem procurado? Não?

Então veja dicas de como localizar oportunidades de emprego em cinco grandes redes sociais.

Como buscar vagas de trabalho nas redes sociais

Facebook, Twitter, Pinterest, Tumblr e claro, o LinkedIn, são ótimas plataformas para encontrar emprego; saiba como extrair o melhor de cada uma


1. Twitter
Em 140 caracteres ou menos, o microblog pode te ajudar a achar a vaga dos sonhos:

Buscas: utilize a barra de busca para procurar termos que se encaixem na vaga que você deseja. Para melhores resultados, digite palavras como “jobs”, “vaga”, “contratação” e “trabalho” e outras que indiquem a localização, como “SP”, “Rio de Janeiro”.

Hashtags: Digitar coisas como #vagas e #contrata resultará em uma série de tweets de empresas que estão à procura de novos profissionais.

Poste com frequência: claro que depende da sua área, mas tuítar pode ser uma ótima maneira de fazer networking com pessoas que seguem profissões similares à sua. Siga empresas e pessoas que te interessam e não tenha medo de mandar um tweet endereçado a elas.

Dê um follow: há dezenas de contas no Twitter que são dedicadas a postar vagas de emprego.

2. Facebook
A rede social de Mark Zuckerberg é, sem dúvida, uma fonte indispensável. Aqui vão quatro dicas:

Curta páginas: a maioria das companhias valorizam a presença nas redes sociais. Ao curtí-las, você obtém atualizações, inclusive sobre possíveis vagas.

Privado/Público: dê uma conferida em suas configurações de privacidade para ter certeza de como os outros veem sua timeline. Uma boa opção é deixar os campos de trabalho e educação no modo público.

Mantenha-se atualizado: informações sobre sua formação e cargos ocupados deve estar em dia.Adicione “habilidades profissionais”: essa funcionalidade foi lançada recentemente pelo Facebook e pode otimizar seu apelo profissional.

3. LinkedIn
A plataforma não poderia ficar de fora desta lista, já que é uma rede social profissional por natureza.

Conecte-se: a pessoas cujas carreiras te interessam. Para se inspirar, veja histórias de membros no blog do LinkedIn, onde usuários compartilham histórias de sucesso que começaram com networking no site.

Seção de empregos: além de conselhos e contatos, o LinkedIn tem uma área para divulgação de oportunidades de emprego.

Recomendações: tente reunir o máximo de recomendações de seus colegas. Isso ajudará a te garantir mais visibilidade.

Compartilhe mais: compartilhar artigos e conteúdo com sua rede de contatos aumenta suas chances de ser contatado por um recrutador. Quando você compartilha conteúdo, demonstra conhecimento pela indústria.

Liste tudo: seu perfil será muito mais visualizado se estiver detalhado. Além disso, um perfil robusto faz com que você pareça ser mais experiente e apto para a vaga.

4. Tumblr
Sim, a rede social do Yahoo também pode te ajudar em sua busca pelo emprego ideal.

Procure por tags: Na barra de buscas, procure pelos termos “contrata-se” e “empregos”. É mais difícil separar o joio do trigo, mas você ainda poderá encontrar empresas legais que divulgam vagas via Tumblr.

Comece a postar: especialmente se você for criativo. Uma conta na plataforma que esteja repleta de conteúdo original sobre seus interesses aumenta seu apelo para os empregadores.

5. Pinterest
Além de encontrar receitas deliciosas e inspirações para casamento, o Pinterest pode ser útil para localizar vagas profissionais.

Coloque pins no seu currículo: cansou do velho currículo em papel? Utilize o board para inserir fotos e links relacionados a sua experiência.

Sigas estas páginas: Para encontrar dicas de trabalho e oportunidades, sigas esses sete boards na rede social.

Com informações do Mashable

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amazon Prime Video Em Setembro De 2021: Cinderela, Goliath E Mais

  A  Amazon Prime Video  começou a confirmar as novidades que chegarão no catálogo em  Setembro de 2021 . Click na imagem abaixo e descubra a Plataforma do Prime Vídeo           Como vem ocorrendo nos últimos meses, o serviço vem apostando grandemente nas produções originais, para incrementar seu catálogo. Um dos principais destaques da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021  é o filme protagonizado por Camilla Cabelo, Cinderela.  Outro título que se destaca entre os lançamentos do mês é filme brasileiro A menina que matou os pais. O filme terá duas versões, contando a história de Suzane e outra de Daniel. Por fim, o serviço lança no próximo mês, o filme The Voyers. De acordo com a sinopse, o filme quente segue os moldes de Cinquenta Tons de cinza e 365 Dni da Netflix. Ou seja, cenas explícitas não faltarão.  Confira os Lançamentos da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021 A lista a seguir contém os títulos já confi...

10 FRASES QUE NUNCA DEVEM SER DITAS NO TRABALHO

Já que estamos no final do fim de semana que tal refletir sobre sua postura e forma como se comporta verbalmente no seu ambiente de trabalho? Leia o texto a baixo e faça sua reflexão. Abraços, Paulo Cesar. A escritora Darlene Price, autora do livro Well Said! Presentations e Conversations That Get Results  (Apresentações e conversas que dão resultado) selecionou para o site da revista Forbes algumas das frases que nunca devem ser ditas no ambiente de trabalho. Selecionamos aqui dez exemplos. Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu vocabulário durante o expediente. TUDO QUE DISSER PODERÁ SER USADO CONTRA VOCÊ (FOTO: SHUTTERSTOCK) "Não é justo"  - em vez de dizer que você está sendo injustiçado porque só o seu colega ganhou aumento ou porque só você precisou trabalhar no feriado, tente juntar dados e informações que apresentem bem o seu trabalho e façam com que ele seja reconhecido. "Não é problema meu", "Não sou pago para isso"  ...

Yahoo! supera Google nos EUA pela primeira vez desde 2008

A consultoria comScore  liberou nesta quarta-feira, 21, números interessantes sobre o tráfego de internet nos Estados Unidos. Pela primeira vez, desde abril 2008, o Google perdeu o posto de site mais acessado.  A pesquisa mensal mostra que quem tomou a posição foi o Yahoo!, que sempre flutuou entre o segundo e terceiro lugar, mas nunca havia assumido o topo. Segundo os números liberados pela comScore, os sites do Yahoo! tiveram 196,6 milhões de visitantes únicos no mês de julho, contra 192,3 milhões das páginas do Google. O resultado acontece apenas dois meses após a compra do Tumblr. Contudo, o fato não deve ter a ver com o resultado inédito, já que a consultoria considera o serviço de blogs recém-adquirido pelo Yahoo! como uma entidade própria, que ficou no 38º lugar do ranking, com 38,4 milhões de visitantes únicos.