Pular para o conteúdo principal

Compra do Whatsapp mostra nova postura de Zuckerberg

O mundo de Mark Zuckerberg não gira mais em torno do Facebook. Nesta quarta-feira 19, o fundador e CEO da rede social anunciou a compra do aplicativo Whatsapp por chamativos US$ 19 bilhões. O movimento mostra uma nova postura de Zuckerberg: ele desistiu de integrar todo o mundo em sua rede social.  "As pessoas querem fazer coisas diferentes, em meios e aplicações diferentes", afirmou Zuckerberg há um mês, à Bloomberg.
Mark Zuckerberg 2.jpg
Zuckerberg desistiu de fazer com que usuários troquem mensagens pelo Facebook
 
O Whatsapp, um aplicativo de troca de mensagens pela internet, cresce e pode ser considerado o Facebook da comunicação. Zuckerberg tentou de várias maneiras fazer com que seus usuários trocassem mensagens por suas soluções móveis. Permitiu que o Messenger do Facebook mostrasse torpedos de celulares. Depois incluiu a opção de enviar textos diretamente para outros smartphones que tivessem o aplicativo. Não bastasse isso, incluiu o recurso de troca de arquivos. E, ao final, criou uma aplicação exclusiva para a troca de mensagens. Nada disso deu certo. A solução, então, foi comprar o rival Whatsapp.
 
A ferramenta criada, em 2009, pelo ucraniano Jan Koum e pelo Brian Acton é hoje a plataforma mais popular de troca de mensagens pela internet. Ela conta com 450 milhões de usuários mensais. Cerca de 1 milhão novos usuários se registram por dia no Whatsapp. Melhor ainda: 70% deles usam a aplicação, exclusiva para smartphones, diariamente. Em dezembro, eles trocavam 54 bilhões de mensagens por dia. "O Whatsapp está a caminho do bilhão de usuários", afirmou Zuckerberg, logo depois de anunciar a compra. "Essa é uma marca especial, que poucas empresas atingem."
 
O Whatsapp dá um banho de juventude no Facebook. Apesar de ter apenas 10 anos, a rede social não estava mais conseguindo se conectar com o público jovem. Um relatório da consultoria americana iStrategy Labs, contestado por Zuckerberg, indicava a base de usuários adolescentes do Facebook havia diminuído 25% desde 2011.
 
A compra do Whatsapp reforça também a posição do Facebook no emergente mercado da mobilidade, considerado crítico para o sucesso da companhia. 
 
Em maio de 2012, quando o Facebook abriu o capital, a rede social revelou uma falha séria. A companhia não ganhava um centavo com aplicativos móveis. Zuckerberg, logo em seguida, fez uma reunião na qual conclamou seus funcionários a transformarem a rede social em uma companhia de “mobile first” – isto é – de que deveria pensar sempre primeiro na mobilidade.
 
Em janeiro de 2014, ao divulgar os seus resultados trimestrais, o Facebook mostrou que tinha conseguido fazer a transição. Atualmente, a publicidade via celular é a principal fonte de receita da companhia de Zuckerberg. É algo que só tende a se aprofundar, nos próximos anos. E o Whatsapp, assim como o Instagram, comprado em 2012, só tende a colaborar com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amazon Prime Video Em Setembro De 2021: Cinderela, Goliath E Mais

  A  Amazon Prime Video  começou a confirmar as novidades que chegarão no catálogo em  Setembro de 2021 . Click na imagem abaixo e descubra a Plataforma do Prime Vídeo           Como vem ocorrendo nos últimos meses, o serviço vem apostando grandemente nas produções originais, para incrementar seu catálogo. Um dos principais destaques da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021  é o filme protagonizado por Camilla Cabelo, Cinderela.  Outro título que se destaca entre os lançamentos do mês é filme brasileiro A menina que matou os pais. O filme terá duas versões, contando a história de Suzane e outra de Daniel. Por fim, o serviço lança no próximo mês, o filme The Voyers. De acordo com a sinopse, o filme quente segue os moldes de Cinquenta Tons de cinza e 365 Dni da Netflix. Ou seja, cenas explícitas não faltarão.  Confira os Lançamentos da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021 A lista a seguir contém os títulos já confi...

10 FRASES QUE NUNCA DEVEM SER DITAS NO TRABALHO

Já que estamos no final do fim de semana que tal refletir sobre sua postura e forma como se comporta verbalmente no seu ambiente de trabalho? Leia o texto a baixo e faça sua reflexão. Abraços, Paulo Cesar. A escritora Darlene Price, autora do livro Well Said! Presentations e Conversations That Get Results  (Apresentações e conversas que dão resultado) selecionou para o site da revista Forbes algumas das frases que nunca devem ser ditas no ambiente de trabalho. Selecionamos aqui dez exemplos. Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu vocabulário durante o expediente. TUDO QUE DISSER PODERÁ SER USADO CONTRA VOCÊ (FOTO: SHUTTERSTOCK) "Não é justo"  - em vez de dizer que você está sendo injustiçado porque só o seu colega ganhou aumento ou porque só você precisou trabalhar no feriado, tente juntar dados e informações que apresentem bem o seu trabalho e façam com que ele seja reconhecido. "Não é problema meu", "Não sou pago para isso"  ...

Yahoo! supera Google nos EUA pela primeira vez desde 2008

A consultoria comScore  liberou nesta quarta-feira, 21, números interessantes sobre o tráfego de internet nos Estados Unidos. Pela primeira vez, desde abril 2008, o Google perdeu o posto de site mais acessado.  A pesquisa mensal mostra que quem tomou a posição foi o Yahoo!, que sempre flutuou entre o segundo e terceiro lugar, mas nunca havia assumido o topo. Segundo os números liberados pela comScore, os sites do Yahoo! tiveram 196,6 milhões de visitantes únicos no mês de julho, contra 192,3 milhões das páginas do Google. O resultado acontece apenas dois meses após a compra do Tumblr. Contudo, o fato não deve ter a ver com o resultado inédito, já que a consultoria considera o serviço de blogs recém-adquirido pelo Yahoo! como uma entidade própria, que ficou no 38º lugar do ranking, com 38,4 milhões de visitantes únicos.