As vendas de computadores tiveram em 2013 a maior queda da história, segundo dados divulgados pelo Gartner. Foram 315,9 milhões de máquinas vendidas no último ano, 10% menos em relação ao total de 2012. Apenas a Lenovo não seguiu o setor, com aumento de 2,1%. Esse movimento fez com que a empresa assumisse a liderança do mercado mundial, ultrapassando a HP, que teve diminuição de 9,3% em suas vendas.
A empresa que mais sentiu o movimento do mercado foi a Acer, que observou 28,1% de diminuição no número de unidades vendidas. A Dell, terceira companhia do setor, teve queda de 2,2%. A companhia - que está em fase de reestruturação, comandada pelo seu criador, Michael Dell - já anunciou que vai diminuir em até 30% o número de funcionários.
O último trimestre do ano, em que as empresas concentram grande parte de suas vendas, foi traumático. O setor teve queda de 6,9% e empresas como Acer e Asus anotaram diminuição de cerca de 20% em suas vendas. "Acreditamos, contudo, que grandes mercados como o americano tenham atingido uma zona de estabilidade, após esses anos de reajuste", afirmou Mikako Kitagawa, analista do Gartner responsável pelo estudo.
No mercado americano, a maior queda foi da Toshiba, com 13,9% menos em comparação com o ano de 2012. A líder de mercado no país, HP, não perdeu sua posição, mas seus números foram diminuídos em 10,3%. Apenas três empresas conseguiram, nesse ambiente, apresentar crescimento de vendas: Apple, Lenovo e Dell. A companhia da maça, aliás, se descolou do mercado e obteve 28,5% de aumento nas suas vendas nos EUA.
Comentários