Pular para o conteúdo principal

É postar ou perder!

Grifes de luxo têm investido cada vez mais no mundo digital. Mais do que relacionamento com o cliente, usar bem as mídias sociais virou prioridade no plano de negócios de marcas consagradas como Louis Vuitton, Burberry e Porsche

Quando o executivo britânico Christopher Bailey assumiu o cargo de diretor-criativo na Burberry, em 2001, foi incumbido de uma missão nada fácil, a de rejuvenescer uma marca que à época tinha quase 150 anos de vida. Para detonar a imagem conservadora da grife, Bailey contou com a ajuda de Angela Ahrendts, CEO da empresa desde 2006, que o apoiou na execução de uma estratégia que muitos desacreditavam: investir maciçamente no mundo digital. Apenas em 2009 o plano foi posto em prática, com desfiles transmitidos ao vivo pela internet e o início de um trabalho em redes sociais. Cinco anos depois, a marca possui nada menos do que 16 milhões de fãs em sua página do Facebook. 
 
105.jpg
Só para o Brasil: campeã no ranking das marcas mais valiosas de 2013 pelo instituto Millward Brown,
a maison francesa Louis Vuitton lançou em agosto seu e-commerce exclusivo para os brasileiros.
O País é um dos oito no mundo a ter o serviço da marca
 
Acompanhando a explosão no número de curtidores, o faturamento da empresa cresceu 66% no mesmo período, saltando de US$ 1,8 bilhão para US$ 3,1 bilhões. Definitivamente, a aposta digital de Bailey deu certo. Assim como a Burberry, dezenas de outras marcas de luxo despertaram para a importância de estar presente no ambiente digital. A mais nova comprovação disso vem do estudo realizado pela consultoria Millward Brown, que elaborou o “BrandZ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo 2013”, com o ranking das marcas de melhor performance no segmento. A grife inglesa está em oitavo na lista, que é liderada pela francesa Louis Vuitton. E garantem os pesquisadores um dos fatores que contribuíram para o sucesso dessas grifes é o bom uso das redes sociais, do e-commerce e de suas páginas na rede.
 
106.jpg
Eu também quero beijar: projeto idealizado por Christopher Bailey, da Burberry,
criou um correio-elegante de beijos enviados via Google Earth e Street View
 
Um dos casos mais interessantes da guinada modernizante da Burberry, por exemplo, foi produto de uma bela sacada. No dia dos namorados no Brasil, 12 de junho, a empresa lançou na internet um aplicativo em parceria com a gigante Google por meio do qual o fã poderia postar um beijo seu e enviá-lo a qualquer pessoa no planeta via Google Earth ou Street View e que continua no ar até hoje. Para captar a imagem, é preciso baixar o programa e beijar a tela do computador ou smartphone com touch screen, para digitalizar os lábios via Google Chrome, usando a câmera do computador. Depois, é só enviar. Em formato de carta, dá para acompanhar a viagem do beijo em uma tela mapa-múndi. 
 
Com essa ação, a Burberry aproveitou para divulgar sua linha de maquiagem, no mercado há mais de dois anos, uma vez que é possível escolher entre as cores de batom disponíveis na atual coleção. Primeiro lugar da lista da Millward Brown, a Louis Vuitton investe na personalização de seu website, que permite ao cliente criar seu perfil, marcar as peças favoritas e ter acesso ao histórico de compras. Neste mês, a marca lançou seu serviço de vendas on-line exclusivo para o Brasil, um dos oito países do mundo a contar com o e-commerce da maison. “O relacionamento com um consumidor de luxo digital tem mais a ver com um estreitamento de relação entre a marca e o cliente do que ofertar produtos”, afirma Rodrigo Arrigoni, diretor da agência especializada em inteligência digital R18. 
 
107.jpg
Curtiu?: Projeto vencedor do concurso de custo-mização do Porsche 911 proposto aos mais
de cinco milhões de fãs da montadora alemã no Facebook
 
Por isso, no louisvuitton.com é possível encontrar notícias sobre assuntos que não se restringem à moda, como turismo e arte. “As marcas de luxo não podem mais correr o risco de ficar fora da vida on-line”,afirma Sandra Turchi, professora de marketing digital da ESPM. “Se elas ignorarem o mundo virtual e as mídias sociais, estão ignorando seus próprios consumidores.” Preocupada em atingir um público mais jovem e conectado na internet, a paulistana Trousseau, especializada em roupas de cama, mesa e banho premium, lançou primeiro em seu site a linha Casual, com foco em recém-casados ou jovens que estão comprando seu primeiro apartamento. “Apostamos nessa estratégia para atingir consumidores de entrada da marca”, afirma Romeu Trussardi Neto, fundador da Trousseau. “Esse modelo on-line oferece mais comodidades aos novos clientes.”
 
COCRIAÇÃO EM ALTA Para Sandra, da Espm, a principal tendência do mundo digital é ir além nesse relacionamento com o consumidor. O novo ponto é permitir que os fãs participem dos processos de criação. É o caso da fabricante de automóveis Porsche, que, no início de agosto, apresentou uma versão customizada de seu modelo clássico 911, que contou com a colaboração e palpites de seus 5,8 milhões de fãs no Facebook. Segundo Anto­nella Demasi, diretora de relacionamento para a América Latina, a montadora alemã não usa as plataformas digitais para fazer e-commerce, mas como um canal de comunicação para entreter e informar os clientes sobre os produtos da Porsche. “É uma maneira de trazer os fãs para mais perto da marca, com muita interatividade”, afirma Demasi. 
 
108.jpg
Balada interativa: fã da Citroën nas redes sociais foi quem criou a festa de lançamento
do modelo DS3, na loja-conceito da marca, em São Paulo
 
A francesa Citroën também usa o mundo virtual para se aproximar de seus admiradores no mercado automobilístico. No ano passado, os quase dois milhões de fãs no Facebook puderam conceber como seria a festa ideal de lançamento do modelo DS3. Batizado de DS3 Party Experience, o concurso cultural premiou o dono da melhor ideia com a realização da festa no espaço-conceito da marca, no bairro dos Jardins, em São Paulo, tal e qual foi sugerida. Só que, desta vez, no mundo real. “A rede social virou unidade de negócio”, diz Ale­xander Greif, gerente de publicidade da Citroën. “Ela gera um volume enorme de intenções de compra.” Em São Paulo, o Hotel Emiliano faz um rastreamento do Instagram de seus hóspedes-clientes para estreitar a relação. 
 
109.jpg
Mimos aos clientes: Hotel Emiliano segue o Instagram
de seus hóspedes e antecipa suas preferências, como livros
e doces, entregues no quarto 
 
Se um deles posta sua paixão por chocolate, poderá ser surpreendido em sua próxima estada com o doce ofertado no quarto. Se for aniversário do filho, o hotel envia um cupcake. Outra vantagem de se usar bem as mídias sociais é a agilidade para o gerenciamento da imagem da empresa. Boatos negativos, por exemplo, podem e devem, segundo ele, ser rapidamente respondidos na rede, de forma objetiva e transparente. Sandra Turchi alerta sobre os cuidados que devem ser tomados com velocidade em se posicionar nas páginas sociais. Mais arriscado do que ficar offline é não estar preparado para lidar de forma rápida com as interações dos consumidores. “Eles querem ser ouvidos e a negligência pode manchar a reputação de uma marca na internet”, afirma Sandra. 
 
Colaborou: Fabiano Mazzei

Fonte:IstoÉDinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amazon Prime Video Em Setembro De 2021: Cinderela, Goliath E Mais

  A  Amazon Prime Video  começou a confirmar as novidades que chegarão no catálogo em  Setembro de 2021 . Click na imagem abaixo e descubra a Plataforma do Prime Vídeo           Como vem ocorrendo nos últimos meses, o serviço vem apostando grandemente nas produções originais, para incrementar seu catálogo. Um dos principais destaques da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021  é o filme protagonizado por Camilla Cabelo, Cinderela.  Outro título que se destaca entre os lançamentos do mês é filme brasileiro A menina que matou os pais. O filme terá duas versões, contando a história de Suzane e outra de Daniel. Por fim, o serviço lança no próximo mês, o filme The Voyers. De acordo com a sinopse, o filme quente segue os moldes de Cinquenta Tons de cinza e 365 Dni da Netflix. Ou seja, cenas explícitas não faltarão.  Confira os Lançamentos da  Amazon Prime Video em Setembro de 2021 A lista a seguir contém os títulos já confi...

10 FRASES QUE NUNCA DEVEM SER DITAS NO TRABALHO

Já que estamos no final do fim de semana que tal refletir sobre sua postura e forma como se comporta verbalmente no seu ambiente de trabalho? Leia o texto a baixo e faça sua reflexão. Abraços, Paulo Cesar. A escritora Darlene Price, autora do livro Well Said! Presentations e Conversations That Get Results  (Apresentações e conversas que dão resultado) selecionou para o site da revista Forbes algumas das frases que nunca devem ser ditas no ambiente de trabalho. Selecionamos aqui dez exemplos. Confira e lembre-se de banir essas expressões do seu vocabulário durante o expediente. TUDO QUE DISSER PODERÁ SER USADO CONTRA VOCÊ (FOTO: SHUTTERSTOCK) "Não é justo"  - em vez de dizer que você está sendo injustiçado porque só o seu colega ganhou aumento ou porque só você precisou trabalhar no feriado, tente juntar dados e informações que apresentem bem o seu trabalho e façam com que ele seja reconhecido. "Não é problema meu", "Não sou pago para isso"  ...

Yahoo! supera Google nos EUA pela primeira vez desde 2008

A consultoria comScore  liberou nesta quarta-feira, 21, números interessantes sobre o tráfego de internet nos Estados Unidos. Pela primeira vez, desde abril 2008, o Google perdeu o posto de site mais acessado.  A pesquisa mensal mostra que quem tomou a posição foi o Yahoo!, que sempre flutuou entre o segundo e terceiro lugar, mas nunca havia assumido o topo. Segundo os números liberados pela comScore, os sites do Yahoo! tiveram 196,6 milhões de visitantes únicos no mês de julho, contra 192,3 milhões das páginas do Google. O resultado acontece apenas dois meses após a compra do Tumblr. Contudo, o fato não deve ter a ver com o resultado inédito, já que a consultoria considera o serviço de blogs recém-adquirido pelo Yahoo! como uma entidade própria, que ficou no 38º lugar do ranking, com 38,4 milhões de visitantes únicos.