Da Agência Estado A empresa Phillips vai investir 25 milhões de dólares na produção de caixas conversoras para TV Digital no Brasil. O diretor executivo da empresa no Brasil, Walter Duran, informou que a maioria dos investimentos será realizada nos próximos oito meses e os conversores devem ser lançados ainda este ano.
"Não se espera uma grande quantidade porque no início as transmissões serão restritas à capital de São Paulo, e durante o ano que vem mais duas capitais serão cobertas", afirmou, durante o IPTV World Forum Latin America, que está se realizando no Rio de Janeiro. Duran espera que depois de três anos já exista um público significativo para a TV Digital do país.
A empresa está investindo também em tecnologia de IPTV (TV por Internet). De acordo com Duran, a TV Digital e a IPTV são concorrentes entre si e também com outras tecnologias como as de TV a cabo e TV por assinatura por satélite. Ele observa que no Brasil cerca de 90% da população tem TV aberta e não tem TV por assinatura. Também observa que boa parte da população não tem acesso à banda larga necessária para o uso da TV por Internet.
Com a implantação da TV Digital a mudança será radical, pois você é quem terá total controle do que quer e quando quer assistir seus favoritos programas. Os anunciantes e as principais agências de propaganda, já prevêem que terão que reavaliar suas formas de planejar e criar suas campanhas publicitárias veiculadas na futura TV Digital, e como será importante a interação com os distintos públicos formados pelas diversidades de etnia, nível de escolaridade, nível social e outras variáveis que passarão a ter muito mais importância na hora de anunciar nesta mídia interativa. Vale a pena esperar para ver.